Sphynx






O Sphynx é um gato raro e de aparência estranha. Ele praticamente não possui pêlo e por este motivo não agrada muitas pessoas. Mas há quem garanta que ele é um gato adorável e apaixonante e sociável.
Esta raça é esperta, inteligente e muito afetiva. A pelagem parece uma camurça. Seu corpo é magro, sua musculatura é delgada e a cauda longa. Possui orelhas grandes e pode ter ou não bigodes.
O Sphynx pode ser encontrado nas cores preto, cor de siamês, rajado, vermelho, creme e cinza chumbo. Já os olhos bem abertos são, habitualmente, verdes, cor de avelã ou dourados.
A pele é agradável ao toque e pode ser enrugada. Apesar de ser chamado de pelado, possui um tipo de pêlo muito curto e distante, principalmente nas extremidades do corpo.
O único cuidado é quanto à temperatura. É vulnerável ao frio pela quase ausência de pelagem e ao calor, já que pode sofrer queimaduras nas partes brancas da pele.
Embora o Sphynx não aprecie muito o contato físico, ele gosta de pessoas e prefere ambientes internos aquecidos.

Origem e História

Numa ninhada nascida em Ontário, Canadá, um dos filhotes era pelado. Esse animal foi desde então usado para desenvolver a raça. Formas anteriores de gatos “pelados” foram registradas na França e no México, mas não foram desenvolvidas.
O primeiro Sphynx nasceu realmente de um gato preto e branco. Agora, porém, a raça foi desenvolvida numa vasta gama de cores e manchas. Em todos os casos, a coloração dos olhos deve corresponder à do corpo.
Em anos recentes, parece ter havido um interesse crescente por estes gatos, que estão sendo atualmente criados tanto na Europa como nos Estados Unidos.

Comentários